domingo, 25 de julho de 2010

Pecado Saudável - Desenvolvimento Sustentável

O Pecado Saudável dessa semana vai ser um pouco diferente.
Temos ouvido falar muito de desenvolvimento sustentável e muita gente ainda acha que isso não passa de um “blábláblá” chato. Pois acredite, gata garota, não é! É um assunto super importante, pois só depende de nós ter um mundo mais saudável para se viver.
São pequenas atitudes que você pode tomar, e que geram grandes mudanças.
Você sabia por exemplo, que o óleo de dozinha não pode ser despejado numa pia ou ralo? É preciso separá-lo em recipientes adequados para serem descartados.
No supermercado, você pode procurar produtos que contenham o mínimo possível de plástico e dê preferência a frutas e legumes à granel. Ah, sim! E não use sacolas plásticas, leve eco bags – tem supermercado, como o Extra, que disponibiliza caixas de papelão para você levar suas compras para casa.
Tente aproveitar mais a luz solar, abra as cortinas e janelas. Não deixe luz acesa sem necessidade. Você sabia que famosos, como Angelina Jolie, adotam uma postura de desligar toda a energia por uma hora todos os dias? Ah, e lembre-se que aparelhos eletrônicos mesmo em Stand By continuam gastando energia. Então, o jeito é tirar da tomada. Seu bolso agradece.
No trabalho, use papel de rascunho (usando os dois lados do papel). Assim, você vai economizar MUITOS papéis, dependendo do volume, umas 20 resmas por mês. Pratique entre os colegas a carona solidária. Veja se tem pessoas no local que irão para lugares próximos. Além de diminuir a poluição, diminui também o trânsito. Agora, se você trabalha perto de casa, opte pela bicicleta ou até mesmo uma caminhada.
Dessa eu não sabia. Imprindo o documento com a fonte Century Gothic, gasta 30% menos de tinta do que com a fonte Arial, pois a linha da letra é mais fina.
Aproveite a água com amaciante que sai da máquina e passe pano no chão. O amaciante perfuma e desinfeta. E na hora de lavar a louça, utilize sabão biodegradável, deixe de lado o detergente. O sabão tem meios de produção recicláveis e o detergente, além de poluir mais, não é o mais efeiciente.
Quando for tomar banho, desligue o chuveiro para passar shampoo/condicionador e enquanto se ensaboa. Ah, gata! Fazer aquele “pipsi” no banho, não é nojento, não. É econômico! São, em média, 30 litros de água que deixam de ser gasta. E na hora de escovar os dentes deixe a torneira fechada, só abra para enxaguar a boca.
Não joque pilhas e baterias em lixo comum, jogue em lixos específicos. Eu encontro muito desses lixos em bancos.
E a atitude mais importante e essencial. Não joque lixo na rua, nem se for um “papelzinho de nada”. Guarde-o até achar um lixo (eu sempre deixo tudo na minha bolsa até chegar em casa). Nós temos sofrido muito com chuvas e alagamentos. Lembram? Vamos colaborar! Lixo se joga no Lixo, isso facilita as coisas.
Aí depois de ler isso tudo você me diz: “Do que adianta eu mudar todos os meus hábitos e todos continuarem com os ‘maus’ hábitos?”. Só, que se todos pensarem assim, nunca haverá uma mudança. E a mudança tem que ocorrer primeiro na gente, e se todos fizerem a sua parte, já teremos um grande avanço, não?”
Fonte: http://www.swu.com.br 
Fotos: Reprodução

Quer participar de nossos posts? Para entrar em contato com a gente, mande um e-mail para contato@pecadofashion.com.br !
Ah, não esqueçam de nos seguir no Twitter: @pecado_fashion e@nandapcarvalho
E agora também temos nossa comunidade no Orkut. Participe!
Quer tirar alguma dúvida? Qualquer uma! Nosso Formspring.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você também goste de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...