domingo, 8 de agosto de 2010

Pecado Saudável - Chás


Tá! Eu sei que isso é coisa de vó, mas ultimamente tenho confiado muito nos chás. E curiosa como sou, resolvi pesquisar sobre, e acabei descobrindo que eu fazia TUDO errado.
Primeiramente, se você quer um resultado eficiente, não se deve usar os chás de saquinhos, neles a planta é totalmente triturada e a ação de seu princípio ativo é quase nula. Compre as folhas em lojas de produtos naturais.
Não se deve usar açúcar, nem adoçante. Eles interferem negativamente na ação da planta. Prefira o mel para adoçar.
O efeito do chá é maior quando tomado em jejum ou minutos antes de deitas. Eles não devem ser tomados durante a refeição, pois diluem o suco gástrico, dificultando a digestão. O correto é aguardar por 1 hora, pelo menos.
O chá precisa ser feito de maneira correta. Mas como é a maneira correta? Explicarei. Coloque a planta seca (quatro colheres de sopa para cada litro d’água) ou fresca (oito colheres para cada litro d’água) numa xícara, acrescente água fervente, tampe por cinco minutos e beba logo em seguida – Não deixe esfriar, beba ainda quente ou morno.
As principais folhas testadas cientificamente são:

 ·               Erva-Cidreira – Melissa Ofiicinalis ou Capim Cidreira – É calmente, digestivo, alivia o stress, diminui o stress e tem ação anti-inflamatória.

·               Branco, Preto e Verde – Todos Feitos com folhas diferentes partes da Camellia Sinensis – No geral, eles aceleram o metabolismo e emagrecem

·               Carqueja – Bacharis Trimera – Digestivo, diurético e contém a diarréia.

·               Camomila – Matricaria Recutita – Calmante, digestivo, reduz gases, purifica o sangue, regula o ciclo mestrual, alivia cólicas e trata inflamações na pele com acne (é só aplicar o chá na área infectada, com uma compressa).

·               Hortelã – Mentha – Reduz gazes, regula ciclo mestrual, combate febres e asías. O aroma alivia sintomas do resfriado.

·               Boldo – Peumus Boldus – Protege o fígado e diminui a acidez do estômago. Ótimo para tomas em dias de uma bela de uma ressaca (IMPORTANTE SABER...rs).

Mas antes de você sair para a correndo para cozinha para preparar seu chazinho “milagroso”. Preste bem atenção: Chás tomados sem orientação podem causar danos ao organismo. Então se informe (com QUEM ENTENDE) sobre as contra-indicações.

Fonte: Revista Gloss;
HTTP://culinaria.terra.com.br

3 comentários:

  1. Olá Fê,

    Os chás não devem ser tomados durante as principais refeições, pois inibem a absorção de alguns nutrientes, EX: Mate. Ou seja, o chá deve ser ingerido em refeições pequenas, como lanches ou ceias.

    Ahhh só mais uma dica, algumas plantas são tóxicas ao organismo, então é sempre bom pesquisar antes, ok!!

    bjãoooo

    ResponderExcluir
  2. Ahhh já ia esquecendo.. Adorei a matéria!!

    ResponderExcluir
  3. Palavras de quem sabe...nutricionista Renata Abrantes! =)

    beijão

    ResponderExcluir

Talvez você também goste de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...