quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cuidados com a Coluna

É importante adotar posturas corretas para o bem da saúde de suas costas, evitando as dores e problemas mais sérios.


No computador, regule a cadeira de maneira que fique com os pés apoiados e o quadril todo em contato com o assento da cadeira. Para pessoas que não conseguem encostar os pés no chão, o uso de um apoio para os pés auxilia. Os braços, ombros e pescoço devem ser mantidos relaxados.

A altura ideal de uma mesa de trabalho deve ser aproximadamente 5 cm superior a altura do cotovelo. O teclado deve estar aproximadamente na mesma altura dos cotovelos.

Evite manter a mesma posição por mais de uma hora. A cada hora trabalhada, espreguice o corpo, se levante ou movimente-se de uma forma diferente da que estava fazendo. Se espreguice sempre que puder.
Evite andar com a cadeira de rodinhas. Prefira levantar e andar usando movimentos adequados para pegar coisas. Não segure o telefone entre o ombro e o pescoço.
O assento da cadeira ou sofá deve ser firme o suficiente para impedir que a pessoa se afunde ao sentar e aumente a flexão da coluna lombar. E evite assistir TV deitado.

A maneira correta de levantar peso é manter as costas estendidas e flexionar os joelhos, colocar o objeto junto ao corpo e levantá-lo estendendo os joelhos e os quadris. Se o objeto for muito pesado use patamares intermediários. E se na hora de fazer força, não tiver mesmo como escapar, vale ficar de costas.

Na hora de lavar a louça, coloque um apoio nos pés para que um de seus pés possa ficar suspenso de vez em quando. Ao arrumar a cama, ajoelhe-se para acertar o lençol.


Na hora de levantar da cama, acorde devagar. Vire de lado, apóie o braço e, com os pés já no chão, levante da cama.


Pessoas que passam longos períodos dirigindo são mais propensas a sofrer de dor nas costas. É importante manter uma boa postura ao dirigir. Procure ajustar o banco do o mais confortável possível, mantendo o ângulo do encosto entre 110 a 120 graus. Se você precisa viajar grandes distâncias, pare o carro a cada 2 horas e faça pequenas caminhadas.

Pratique esportes. A natação e outros exercícios aquáticos aliviam a tensão dos músculos. Não esqueça de fazer exercícios de alongamento antes de começar qualquer esporte.

Na hora de dormir, a posição deitado de lado é a posição mais adequada para quem sofre de dores no pescoço e costas. É importante que durante a noite nós mudemos várias vezes de posição.

O salto alto também traz problemas para a coluna. O salto grosso dá mais sustentação aos pés do que o salto agulha que provoca desequilíbrio e deve ser evitado. O mais correto é fazer rodízio entre os saltos para os pés não se acostumarem.

Quando as dores são constantes, é legal investir em RPG (Reeducação Postural Global).

Um comentário:

  1. Adorei as dicas!

    Assim não ficarei mais com dores fortes na coluna.

    Beijos

    ResponderExcluir

Talvez você também goste de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...