quarta-feira, 12 de maio de 2010

Para um Mundo sem Espinha


É quase impossível achar uma pessoa que nunca teve uma espinha ou cravo. Todos nós estamos sujeitos ao aparecimento desses indesejados. Mas seu rosto pode ficar livre deles, desde que seja bem tratado.
A acne nada mais é do que uma inflamação na pele. Se formam por variações hormonais, através do cansaço, stress acumulado, que gera a produção de óleo.
Nas mulheres se manifesta, geralmente, na TPM. Com o fim da TPM, as lesões devem desaparecer. Caso isso não ocorra é necessário um tratamento específico.
O indicado é utilizar sabonetes especiais, tônicos de limpeza depois da lavagem. Uma outra dica boa é a limpeza de pele periódica. Um método eficaz contra a acne é o peróxido de benzoíla, um agente secativo que dá conta do recado. Mas muita atenção! É proibidíssimo o uso ao sol, pois pode manchar a pele.
O certo mesmo é procurar um dermatologista para que ele possa lhe indicar o tratamento mais adequado para seu tipo de pele, pois o tratamento varia de pessoa para pessoa. Há por aí uma grande variedade de produtos que seu médico pode escolher.
A acne é classificada em 4 graus: Grau 1- pele oleosa com cravinhos; Grau 2- pele com cravos e espinhas; Grau 3- pele com cravos, espinhas, nódulos e cistos; Grau4- pele com cravos, espinhas, nódulos, cistos e cicatrizes. 
Quando a acne se apresenta em situações mais leves (Grau I e II), consegue-se um controle eficaz com o uso de cosméticos adequados e limpeza de pele a cada 20 ou 25 dias. Os casos mais graves (Grau III e IV) devem ser examinados pelo médico.
Nesses casos mais graves, é necessário a utilização de uma medicação de uso oral: A Isotretinoína, que é um derivado da vitamina A e pode curar definitivamente a acne em cerca de 6 a 8 meses. É um remédio que exige cautela e, antes de tomá-lo, o paciente deve fazer diversos exames, pois podem ocorrer efeitos colaterais. E seu uso é extremamente proibido em mulheres grávidas.
Existe também a acne solar, que atinge principalmente o tronco e ombros. Esse tipo de acne surge poucos dias após a exposição intensa ao sol. Ela pode ser evitada com a utilização de filtros solares, de preferência oil free.
 Alimentos como chocolate, amendoim e outros não estão relacionados como a acne. Mas, se você observar que algum alimento provoca a piora das lesões, é melhor evitá-lo. Ah, sim! Uma boa alimentação ajuda a evitar o aparecimento das mesmas.
Mas se você tem aquela night imperdível e aparece a danada, uma das formas de escondê-la é o adesivo Drenson Oclusivo que esconde e protege o local. Outra solução é a maquiagem, que deve ser oil free e sempre removida com água e sabão neutro.
Nunca, por hipótese alguma, deve se espremer as lesões, para não causas cicatrizes.
Faça uma esfoliação uma vez por semana, com sabonete cremoso com sílica ou polietileno. Se você já tem acne, usa mais de uma vez por semana. 
Quando o rosto estiver muito irritado, faça uma compressa com chá de camomila. 
Não aplique substâncias estranhas como pasta de dente, café, etc.
 Com essas dicas, você vai conseguir se vir livre dessas coisinhas horrorosas que cismam em aparecer nos dias mais impróprios!!!

4 comentários:

  1. eu sofro com espinhas desde os 9 anos, tenho 17 anos e minha mãe acha que vai sumir sozinhas as espinhas, eu evito piscinas, ou camisetas... e nunca fico sem camisa... pois tenho muitas no tronco e ombro... é muito triste isso. quero me livrar desse problema, mais minha mãe não acha que isso seja caso de levar no medico...
    oque eu faço galera!!! não quero ter essa pele horrivel...
    meu fisico é atlético. mais não posso mostralo pois tenho vergonha da minha péle :(

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Bom, com uma alimentação balanceada, você consegue dar uma melhorada.

    Mas, pelo o que você tá falando, o ideal é procurar um demartologista que só ele pode te ajudar. Se for o caso, ele pedirá uma bateria de exames para entrar com medicação oral. Converse com a sua mãe e explique a situação. Acho que ela vai entender.

    Ah, é interessante você lavar o rosto e o tronco duas vezes ao dia (quando acordar e quando dorme, por exemplo) com sabonete de argila, que pode ser encontrado em casa de produtos naturais.

    ;)
    Qualquer coisa meu e-mail é contato@pecadofashion.com.br

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. eu tenho o grau 2 oq faço
    ?

    ResponderExcluir
  4. Bom, para o grau 2, acredito que seguindo as dicas do post, elas ficam controladas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Talvez você também goste de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...