terça-feira, 4 de maio de 2010

Como se Livrar da TPM


Cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual. Em 52% delas, os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo. Inchaço, dor de cabeça, seios sensíveis, cansaço, irritação, cólica e vontade de comer chocolate. Você conhece bem os sintomas da Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM, não é?
A TPM é um problema comum para mulheres em idade reprodutiva. Estima-se que três em cada quatro mulheres que menstruam apresentam TPM sob alguma forma. No entanto, os sintomas apresentados na TPM podem ser mais ou menos intensos a cada ciclo menstrual.
Para algumas mulheres, as dores físicas e o estresse emocional podem ser tão graves que chegam ao ponto de afetar a rotina e as atividades.
Os incômodos da TPM se manifestam de sete à dez dias antes da menstruação. As mudanças hormonais provocam retenção de líquidos no corpo, dando a sensação de inchaço, inclusive dos nervos. Isso altera o estado emocional e favorece a irritação, mau humor e ansiedade. A retenção de líquidos causa dores nas mamas, nos músculos e no abdômen e afeta o apetite. Normalmente, os sintomas desaparecem logo após a ocorrência da menstruação.
E mais!!! Um estudo mostra que as mulheres compram mais, compras extravagantes e impulsivas no período que ronda os 10 dias antes da menstruação. De acordo com o estudo, as mulheres têm menos controle sobre gastos durante a chamada fase lútea. Esse comportamento pode ser uma maneira de lidar com as emoções negativas geradas pela TPM. As mulheres se sentem deprimidas ou estressadas, e tendem a ir às compras para se sentir melhor.
Mas esses incômodos podem ser aliviados com a alimentação correta.
Evite alimentos industrializados, carboidratos refinados (principalmente o açúcar), frituras, cafeína, bebida alcoólica, refrigerantes.
Prefira água-de-coco, chás , sucos naturais, alimentos ricos em magnésio, fígado, nozes, carnes, cereais integrais, óleo de canola, azeite extravirgem, abacate, semente e óleo de linhaça.
Outro fator que pode contribuir negativamente para TPM é comer muito sal (que provoca retenção de fluídos).
E dessa eu não sabia, mas uma leitora deu a dica: O sexo também é um grande aliado contra a TPM.É! Quem diria que o sexo poderia resolver esses problemas que enchem de todas as mulheres. Pois é, o sexo resolve os principais problemas que afetam o comportamento e humor feminino. O sexo ajuda a diminuir a dor de cabeça, pois quando a mulher chega ao orgasmo ela libera uma série de enzimas que ajudam a melhorar o humor e acabar com as dores musculares.
 Então, é apostar nessas dicas para se livrar de vez desse mal que tanto nos atormenta.

2 comentários:

  1. Para quem sofre de TPM, dá uma angústia que vai indo, vai indo e de repente se joga de cabeça nos sorvetes, biscoitos, doces e massas - sem falar no chocolate.

    Chocolate e magnésio são interligados; uma ânsia incontrolável por chocolate pode estar mostrando deficiência de magnésio, em que o cacau é relativamente rico, mas não a ponto de servir como remédio, infelizmente...

    SAL força a retenção de líquidos, inclusive nos seios, provocando edema generalizado e sensação de peso.

    Comer alimentos ricos em fibra é fundamental para auxiliar a eliminação das fezes, e do estrogênio junto com elas.

    Suplementinhos :

    Incluem cálcio, vitamina B6 e magnésio. Foi verificado que o sangue tem menos cálcio dez dias antes da menstruação, o que basta para deixar qualquer uma nervosa e tensa, já que o cálcio acalma. A vitamina B6, piridoxina, está quase sempre faltando e nunca é demais, que dirá nessa fase. E a ausência de magnésio nas células, quase sempre constatada na TPM, prejudica o equilíbrio delas, atrapalha a ação do cálcio e dá aquela vontade danada de comer chocolate.

    Os suplementos têm se mostrado eficazes para tratar a TPM (não tome sem supervisão de um nutricionista).

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaaiiii qm nunca chorou e disse q a vida tinha acabaaaaaaaaaaaaaddooooooo e dps viu q era só tpm q atire a primeira pedra!!! hahaha...

    eu sofro desse mal, infelizmente.

    gostei das dicas.

    mas tb n vou ser hipocrita e dizer q vou abandonar meu chocolatinho ne..rsrsrs..

    beijos!!!

    ResponderExcluir

Talvez você também goste de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...