terça-feira, 31 de maio de 2011

Chulé?! Tô Fora!

Chulé? Aquele que não te deixa à vontade em lojas de sapato, salão de beleza ou até mesmo em casa. Talvez você não saiba, mas ele é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. Porém, não é apenas suor excessivo que causa o mau cheiro, o material e a conservação dos calçados também influencia, assim como o tipo de meia que você usa.
Para evitar (eu digo evitar, pois não há um tratamento que o elimine totalmente – você pode controlá-lo) o chulé, é preciso manter cuidados básicos de higiene.
Lavar bem os pés. A maioria das pessoas não lavam os pés direito, deixam apenas cair água e dão uma lavadinha por cima. O correto é usar um sabonete anti-séptico e uma escova macia para limpar bem, inclusive entre os dedos e as unhas.

Depois enxugá-los, principalmente entre os dedos, pois nessa região há maior umidade e se ela não estiver seca haverá a proliferação do mau cheiro.
 O correto é evitar sapatos fechados. Mas se você, como eu, não tem como evitar sapatos fechados (por conta do trabalho), não utilize o mesmo todos os dias. Ou, se o tempo estiver bom, alterne modelos abertos e fechados.

Quando chegar em casa, ponha o sapato ao sol ou em uma área ventilada para eliminar a umidade. Não o guarde direto no armário.

O sapato deve ser limpo, no mínimo, de 15 em 15 dias (por dentro também, não só por fora). De tempos em tempos, esterilize os pares novos ou velhos com um spray antibactericida ou antifúngico.
Use sapatos com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.

Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).
Mantenha-os sempre limpos: corte as unhas regularmente (use seu próprio material para cortar as unhas), faça esfoliação uma vez por semana e passe hidratante antes de dormir. 

Não use esmalte sem intervalo. A unha precisa respirar. Muito tempo com o produto aumenta a chance de desenvolver fungos e micoses. 
Existem alguns sprays e talcos, para serem usados nos pés após o banho, que evitam a transpiração e fazem com que o mau cheiro diminua. Mas evite encharcar os pés de talco. O pó, combinado com o suor, se transforma numa lama dentro do calçado e libera o mau cheiro. Se for colocá-lo, escolha um anti-séptico e polvilhe apenas um pouquinho. 

A alimentação a base de ácidos e o estresse diário podem piorar o chulé.

Há casos em que o médico dermatologista poderá indicar uso loções ou outro tratamento para casos mais resistentes.


Acho que depois dessas dicas, só tem chulé quem 'qué', né?!


Beijinhos,

2 comentários:

  1. Como dizia minha avó...minancora no pé....eta pomadinha milagrosa...chulé agora só do cheetos bolinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Minancora resolve tudo, é incrível...rs. Mas é uma ótima dica.

    beijos

    ResponderExcluir

Talvez você também goste de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...