Tá! Eu sei que isso é coisa de vó, mas ultimamente tenho confiado muito nos chás. E curiosa como sou, resolvi pesquisar sobre, e acabei descobrindo que eu fazia TUDO errado.
Primeiramente, se você quer um resultado eficiente, não se deve usar os chás de saquinhos, neles a planta é totalmente triturada e a ação de seu princípio ativo é quase nula. Compre as folhas em lojas de produtos naturais.
Não se deve usar açúcar, nem adoçante. Eles interferem negativamente na ação da planta. Prefira o mel para adoçar.
O efeito do chá é maior quando tomado em jejum ou minutos antes de deitas. Eles não devem ser tomados durante a refeição, pois diluem o suco gástrico, dificultando a digestão. O correto é aguardar por 1 hora, pelo menos.
O chá precisa ser feito de maneira correta. Mas como é a maneira correta? Explicarei. Coloque a planta seca (quatro colheres de sopa para cada litro d’água) ou fresca (oito colheres para cada litro d’água) numa xícara, acrescente água fervente, tampe por cinco minutos e beba logo em seguida – Não deixe esfriar, beba ainda quente ou morno.
As principais folhas testadas cientificamente são:
· Branco, Preto e Verde – Todos Feitos com folhas diferentes partes da Camellia Sinensis – No geral, eles aceleram o metabolismo e emagrecem
· Carqueja – Bacharis Trimera – Digestivo, diurético e contém a diarréia.
· Camomila – Matricaria Recutita – Calmante, digestivo, reduz gases, purifica o sangue, regula o ciclo mestrual, alivia cólicas e trata inflamações na pele com acne (é só aplicar o chá na área infectada, com uma compressa).
· Hortelã – Mentha – Reduz gazes, regula ciclo mestrual, combate febres e asías. O aroma alivia sintomas do resfriado.
· Boldo – Peumus Boldus – Protege o fígado e diminui a acidez do estômago. Ótimo para tomas em dias de uma bela de uma ressaca (IMPORTANTE SABER...rs).
Mas antes de você sair para a correndo para cozinha para preparar seu chazinho “milagroso”. Preste bem atenção: Chás tomados sem orientação podem causar danos ao organismo. Então se informe (com QUEM ENTENDE) sobre as contra-indicações.
Fonte: Revista Gloss;
HTTP://culinaria.terra.com.br
Olá Fê,
ResponderExcluirOs chás não devem ser tomados durante as principais refeições, pois inibem a absorção de alguns nutrientes, EX: Mate. Ou seja, o chá deve ser ingerido em refeições pequenas, como lanches ou ceias.
Ahhh só mais uma dica, algumas plantas são tóxicas ao organismo, então é sempre bom pesquisar antes, ok!!
bjãoooo
Ahhh já ia esquecendo.. Adorei a matéria!!
ResponderExcluirPalavras de quem sabe...nutricionista Renata Abrantes! =)
ResponderExcluirbeijão